domingo, 30 de setembro de 2012

Menina de 10 Anos Descobre Supernova.

(Canadense observava imagens do espaço quando percebeu existência da explosão estelar).

A jovem canadense Kathryn Aurora Gray, de apenas 10 anos, se tornou na pessoa mais nova a descobrir uma supernova, segundo anunciou a Sociedade Real de Astronomia do Canadá.


De acordo com a instituição, a garota localizou a supernova na constelação de Camelopardalis enquanto observava imagens do espaço registradas pelo Observatório Abbey Ridge no computador de sua casa.

Kathryn, em entrevista à rede canadense CBC News, disse estar muito animada com a descoberta. "Eu fiquei muito feliz quando vi as imagens, mas não tinha muita certeza que era uma supernova", afirmou. A descoberta foi confirmada em seguida por dois astrônomos profissionais e encaminhada para a União Astronômica Internacional.

Supernova é o nome dado a corpos celestes surgidos após explosão de estrelas de muita massa. Uma vez que a supernova pode ofuscar milhões de estrelas normais, ela pode ser vista com telescópios amadores.

Esse tipo de formação é interessante aos astrônomos porque contém a maioria dos elementos químicos que juntos formaram a Terra e outros planetas. Além disso, supernovas distantes podem ser usadas para estimar o tamanho e a idade do nosso universo.

Referência: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI199784-17770,00-MENINA+DE+ANOS+DESCOBRE+SUPERNOVA.html

2 comentários:

  1. Enquanto isso, um cristão retardado, com certeza está se entretendo com futilidade na televisão como um bom animal adestrado.
    Crianças como essa, são o futuro de uma sociedade melhor para esta geração.

    ResponderExcluir
  2. Supernova é tipo um big bang entao?

    ResponderExcluir