segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Padre católico apoia pai de santo na campanha


Em vídeo postado no Facebook, Padre Beto pede votos para o umbandista Ricardo Barreira para vereador Cristina Camargo
cristina.camargo@bomdiabauru.com.br
Conhecido em Bauru por ser um religioso moderno,  Padre Beto chama a atenção na campanha eleitoral por causa de um dos candidatos que apoia: o pai de santo Ricardo Barreira, que disputa uma vaga a vereador pelo PMDB.


Sacerdote da umbanda, Ricardo ganhou fama ao se dedicar à divulgação de sua religião e ao combater o preconceito ainda existente contra os rituais afro-brasileiros.

O padre gravou um vídeo para manifestar o apoio. Ele aparece ao lado do umbandista explicando sua decisão. O vídeo foi postado pelo candidato peemedebista no Facebook.

“Ser religioso significa pensar na transcendência da sociedade de forma tal que ela se torne uma sociedade justa, fraterna e honesta”, diz o religioso católico no vídeo. “Por isso estou aqui, como padre, para recomendar Ricardo Barreira como vereador”, completa.

O umbandista conta que recebeu o apoio de forma natural, por acreditar que a discussão sobre o que pode ser melhor para a cidade não tem relação com a religião de cada um. Contou também que é amigo do padre e os dois costumam conversar sobre política.

“E eu também não me negaria a apoiar um padre ou um pastor com os mesmos princípios”, completou. 

Além de Ricardo, Padre Beto apoia outros dois candidatos: os vereadores Roque Ferreira (PT) e José Roberto Segalla (DEM). O católico manifestou os apoios de acordo com a vontade de cada um. Para Roque fez uma declaração. No caso de Segalla, pede votos por escrito. Ricardo Barreira sugeriu a gravação do vídeo postado no Facebook.  
Plural /Padre Beto diz que conheceu o trabalho de Ricardo Barreira como defensor do respeito à umbanda. “Só por isso já merece espaço na Câmara”, afirma. “Ele luta por sua religião, para que ela não seja endemonizada”.

O religioso faz questão de afirmar que sua manifestação é como padre.
“Acho que isso está dentro do evangelho”, justifica. “Tenho que apoiar pessoas que vão defender o amor ao próximo”.

O padre diz que, na sua opinião, a Câmara deve ter representantes de outras religiões.  

Em resposta por e-mail encaminhada ao BOM DIA, o bispo de Bauru, Dom Caetano Ferrari, parece compreensivo em relação à decisão do padre.  
“Por aquilo que ouvi no Facebook, o Padre Beto diz confiar no candidato a vereador Ricardo Barreira que, apesar de pertencer a outra religião, saberá lutar pela construção de uma cidade justa, fraterna e solidária, acima dos interesses dessa ou de outra religião, mas na perspectiva da transcendência, já que ele é um religioso, um homem de fé. Sob esta perspectiva, o referido candidato, segundo o Padre Beto, leva vantagem a um outro que, por exemplo, se declare ateu. Por isso, ele o recomenda”, escreveu.

O bispo lembrou ainda que o padre é livre, como cidadão católico, para manifestar apoio.  “Sua declaração não deve ser entendida como uma declaração oficial em nome da Igreja Católica”, ressalva.
Bispo explica quem fala oficialmente pela igreja “Pela Igreja Católica falam os seus representares oficiais: o bispo para toda a diocese e o pároco no âmbito da sua paróquia. Todos em comunhão com a doutrina e a fé católica e em obediência ao Santo Padre o Papa”, escreveu o bispo Dom Caetano Ferrari
3É o número de candidatos a vereador para quem o Padre Beto pede votos

Diocese tem lista com nomes de candidatosA Diocese de Bauru fez uma declaração pública com os nomes que recomenda na eleição. São nomes de católicos  apresentados pelo Conselho de Leigos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário