quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ciência e Tecnologia 23/10 às 10h05 - Atualizada em 23/10 às 10h55 Estudo mostra que bactérias sobrevivem a explosão de estrela

Efeitos de uma supernova (detonação explosiva de uma estrela gigante) foram recriados em laboratório para saber se a vida seria capaz de aguentá-los.
No estudo apresentado na 37ª reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira em Águas de Lindoia (SP), cientistas concluíram que, aparentemente, no que diz respeito à radiação produzida, a resposta é sim. Porém, com um pouco de sorte. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
O estudo expôs as bactérias Deinococcus radiodurans, famosas pela notável resistência à radiação, a um nível de radiação similar ao que seria gerada num evento de supernova. Os resultados mostraram que boa parte delas resistiu ao processo.
Supernova: explosão de estrela
Supernova: explosão de estrela
Apesar de ser improvável a detonação de uma supernova a 30 parsecs (31 trilhões de km) da Terra, o fato de que uma parcela das bactérias pôde resistir mostra que extinguir a vida completamente pode ser bem difícil. Fonte:http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário