quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cientistas usam calor para congelar água


congelar agua com calorJá pensou em água se transformando em gelo enquanto é aquecida? Os cientistas descobriram que, sim, isso é possível.

Você aprendeu na escola que a água congela na temperatura de zero graus Celsius. Surpreendentemente, foi descoberto que se ela estiver em uma garrafa lisa e sem nenhuma partícula de poeira, ela pode ficar líquida em até 40 graus negativos – os cientistas chamam essa forma de “super-resfriada”.
A explicação para que a água se transforme em cristais de gelo na natureza seria, então, a poeira do ambiente.
Agora a última descoberta dos cientistas é que a água pode se transformam em gelo em altas temperaturas. Usando filmes piroelétricos quase-amorfos, que mudam de carga elétrica com o calor, eles conseguiram congelar água aquecendo-a.
O esquema é simples. Quando esses pequenos filmes estão com carga positiva, a água se torna mais fácil de congelar, e, quando a carga é negativa, o contrário acontece. Então seria possível que a água congelasse enquanto está sendo aquecida, pois o calor modificaria a carga elétrica do filme também.
As descobertas não são só bonitinhas, como truques de mágica. Elas podem auxiliar na crio-preservação de células, na proteção de plantações contra temperaturas muito baixas e no entendimento da formação de nuvens. [MSNBC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário