quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Parece uma foto só, mas são 7


Você já percebeu que, às vezes, tira uma foto e ela não ficou como você está enxergando o objeto? Esta imagem é a composição de uma mescla de 7 fotos diferentes. Foi feita utilizando uma técnica chamada HDR uma sigla se traduz em algo como Alto Alcance Dinâmico.

O que é HDR

Fotos HDR tem um “quê” de hiperrealismo. Elas captam muito mais tonalidades de cores do que as fotos comuns. As fotos HDR acabam ficando mais próximas com o que o olho humano (e o cérebro) enxerga nas sutilezas das tonalidades do que fotos simples. Em outras composições HDR o fotógrafo utiliza licença artística para transmitir o que preferir alterando contraste, claridade, tonalidades de cor, etc.
É uma técnica que usa várias fotos da mesma exata cena, geralmente tiradas com tripé em sequência, mas também podem ser feitas sem o tripé. As fotos são tiradas com diferentes níveis de exposição, ou seja, luminosidade. No mínimo três fotos: uma com a claridade ideal, outra mais clara e outra mais escura como na imagem abaixo.
Em seguida a mesclagem é feita utilizando software, neste caso o Photomatix. Quanto mais fotos, mais detalhes de luminosidade são captados e mais “hiperrealista” a imagem se parecerá.
Câmeras tipo DSLR oferecem a possibilidade de configurações para tirar as fotos automaticamente em sequência, como uma metralhadora, sem a necessidade de configurar sua câmera a cada foto, individualmente. Algumas câmeras automáticas também podem vir com esta função. O iPhone captura imagens separadas para composição HDR Consulte o manual da sua.
Foto de Rithauddin

Nenhum comentário:

Postar um comentário