quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Produtores do filme Indiana Jones são processados por causa de Caveira de Cristal




Arqueólogo de Belize espera receber participação nos lucros do último longa da série.

Produtores do filme Indiana Jones são processados por causa de Caveira de Cristal 
(Fonte da imagem: Reprodução/The Hollywood Reporter )
De acordo com o site The Hollywood Reporter, o diretor do Instituto de Arqueologia de Belize, Dr. Jaime Awe, decidiu processar os produtores do filme “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” sob a alegação de que a história tenha sido baseada no roubo de um tesouro nacional, ocorrido há 88 anos. Awe espera que a família que surrupiou a peça devolva o artefato, e que os produtores lhe repassem uma participação nos lucros com a bilheteria.
Segundo Awe, a Caveira de Cristal verdadeira foi descoberta — e roubada — no começo da década de 20 por Anna Mitchell-Hedges, filha de um explorador britânico, durante uma visita às ruinas maias de Lubantuun. Assim, além da mulher ter levado o artefato sem ter um consentimento expresso emitido pelo Governo de Belize, os produtores do filme jamais solicitaram permissão para retratar a Caveira no cinema.

De filme a novela

Produtores do filme Indiana Jones são processados por causa de Caveira de Cristal 
(Fonte da imagem: Reprodução/Discovery News)
Embora seja divertido, é muito provável que o processo de Awe não chegue a lugar nenhum. De acordo com o site Discovery News, um dos motivos disso é o fato de a história que envolve a Caveira de Cristal roubada estar envolta em uma série de mentiras e contradições.
Aparentemente, Anna Mitchell-Hedges mudou sua versão de como encontrou o artefato pelo menos duas vezes, relatando histórias fantásticas e repletas de aventuras para descrever o achado. Porém, existem registros históricos que comprovam que a Caveira foi comprada de um colecionador de antiguidades durante um leilão em 1933 e que o objeto foi vendido pela família Mitchell-Hedges algum tempo depois para saldar uma dívida.
Anna voltou a comprar a relíquia e inventou uma história emocionante — ou duas — para explicar como a Caveira de Cristal foi parar em sua família, enganando centenas de entusiastas durante décadas. Quanto à participação que o Dr. Jaime Awe espera receber dos produtores do filme, nada foi revelado de momento, mas é fato conhecido que “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” arrecadou US$ 786 milhões (mais de R$ 1,6 bilhão) em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário