segunda-feira, 25 de março de 2013

Encontrada misteriosa camada terrestre


seafloor_EM_recorders
Há um tempo, sabemos que existe uma camada misteriosa abaixo das maciças placas tectônicas da Terra.
Entre duas camadas de rocha – a mais rígida litosfera (também denominada crosta terrestre) e a mais flexível astenosfera (camada que se situa logo abaixo da litosfera, com temperatura mais elevada e sujeita a deformação) -, esta fina faixa é como a geleia de um sanduíche.
Os cientistas especulam que poderia ser de rocha muito úmida, ou até parcialmente derretida, mas ninguém sabe ao certo. Compreender a natureza dessa camada e seu papel em placas tectônicas é um dos grandes desafios em sismologia.
Agora, um novo estudo feito pelo estudante Samer Naif e o sismólogo Kerry Key, do Instituto Scripps de Oceanografia, em San Diego (EUA), descobriu que tal faixa é feita de magma derretido, pelo menos sob o fundo do mar.
Ao largo da costa da Nicarágua, sob a placa tectônica Cocos, os pesquisadores encontraram25 quilômetros de camada espessa de rocha parcialmente derretida, na parte inferior da litosfera.
Nas últimas décadas, a visão dominante era de que essa camada não era derretida, mas provavelmente enfraquecida por água rica em minerais. Já nos últimos cinco anos, novos estudos baseados em ondas sísmicas que passam através da camada sugeriram que a zona estava fundida, pelo menos em determinados locais.
Os pesquisadores analisaram a zona fundida abaixo da placa de Cocos, usando uma técnica que procura por variações naturais sutis dos campos elétricos e magnéticos da Terra. Estas variações revelam estruturas abaixo da superfície, e são particularmente eficazes em revelar bolsões líquidos, tais como reservatórios de petróleo e gás.
A camada entre litosfera e astenosfera (LAB, na sigla em inglês) marca o fundo das placas tectônicas duras que mudam na superfície da Terra, “dirigindo” as correntes de convecção mais profundas do manto da Terra.
A faixa, fundida ou não, encontra-se em profundidades a partir de 50 km sob o leito do oceano a 200 km abaixo de continentes.
O próximo passo da pesquisa é explicar por que encontraram magma lá. Outros estudos sugerem que as camadas de litosfera mais antigas não tem LAB derretida. A placa de Cocos, geologicamente jovem, poderia ter magma remanescente do seu nascimento.[LiveScience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário