sábado, 20 de abril de 2013

Uma mão robótica com delicadeza humana



Membros robóticos não são novidade. Mas a delicadeza do nosso tato é algo que não é fácil de se atingir.

Pesquisadores da Universidade de Saarland desenvolveram uma mão robótica que possui tanto a firmeza de um robô quando a delicadeza humana, com quase o mesmo tamanho do membro humano.
“Nós quisemos fazer nossa mão robótica com o maior número de traços humanos possível. Os músculos artificiais conseguem exercer uma força enorme através de modos simples e compactos”, comenta o cientista Chris May.
“Para que robôs possam ajudar nas tarefas caseiras ou salvar pessoas de um prédio em chamas, eles precisam ter mãos que sejam ao mesmo tempo fortes e gentis”, afirma o pesquisador Hartmut Janocha.
O desafio é colocar a tecnologia necessária em um braço robótico que não seja tão diferente do humano, no tamanho e na forma. “Nós tivemos uma ideia simples e ainda assim eficiente: usar cordas que são puxadas por pequenos motores de alta velocidade, para que exerçam forças de tensão em espaços compactos”, explica May.
O braço consegue tocar, segurar e levantar objetos, de maneira gentil. Já foram realizados testes com ovos e garrafas de vidro pesadas. As cordas, que atuam como tendões, são feitas de polímeros.
“A capacidade da mão robótica é tão próxima da humana que a visão de robôs atuando como ajudantes pessoais em casa está ficando cada vez mais real. Nós presumimos que a combinação de pequenos motores elétricos com cordas torcidas seja interessante para outras aplicações também”, finaliza May. [Science20]

Nenhum comentário:

Postar um comentário