segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Milagres Existem?


Bom, esse aqui faz um tempinho que eu queria escrever sobre, mas precisava de um pouco mais de informações dos crédulos. Sempre me fascinei com a palavra milagre, desde a primeira vez que ouvi sobre e, quando perguntava sua definição, sempre me falavam "milagre é algo que não tem explicação" ou "milagre é algo impossível de acontecer." e, ao fazer a mesma pergunta para vários religiosos, tanto na net quanto na vida real, percebi que essas duas definições não mudaram muito ao longo do tempo. Ok, vamos ao dicionário: 
Milagre, miraculum, vem do verbo latino mirare, que significa admirar-se, maravilhar-se. É fato que tem caráter extraordinário, fora do comum, a sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção divina no curso normal dos acontecimentos.

Bom, iremos analisar primeiro as definições mais comumente usadas às quais fui exposto durante toda a minha vida.
Milagre é algo que não tem explicação

Essa pra mim é a mais pobre de todas e facilmente refutada. Ora, se é algo que não tem explicação, como você pode dizer o que é? Algo que não tem explicação simplesmente não se explica, simples assim. é o famoso argumento da ignorância, no qual você dá nome ou propriedades a algo que não faz ideia do que é. Se não sabes o que é, não afirme, oras.
Milagre é algo impossível de acontecer

Essa definição é minha preferida, justamente pelo teor da afirmação em si. Vamos primeiro nos ater à palavra impossível. Algo que é impossível é algo que não pode ser feito, de maneira alguma, sob nenhuma condição. Ora, se existir uma possibilidade de algo acontecer ou ser feito, nunca foi impossível, apenas não se sabia se podia ou não acontecer. As pessoas usam o termo impossível nesse caso de forma errônea, tentando descrever eventos em que as chances de algo acontecer são mínimas. Ora, uma porcentagem mínima, mesmo pífia, ainda é possível! Só porque é difícil de acontecer não significa que seja impossível, então, essa definição de milagres por si só já é ridícula. Peguemos então exemplos mais práticos: em um acidente de avião, por exemplo, sobreviventes costumam atribuir sua sobrevivência a alguma intervenção sobrenatural atestando um milagre, o que já é egoísmo na cara dura, visto que o tal milagre só aconteceu pra tal pessoa, enquanto outras não tiveram a mesma sorte. Nesse exemplo, a atribuição do milagre é devida às circunstâncias: um avião pesa toneladas e voa a 5-10 mil metros de altura, o que leva as chances de sobreviver para uma margem bastante irrisória... mas ainda é possível sobreviver, tudo irá depender das circunstâncias da queda e, claro, das tentativas do piloto de amenizar o pouso forçado. Agora outro exemplo do verdadeiro impossível: É impossível para um ser humano, por exemplo, respirar no vácuo espacial sem um traje ou aparelhos apropriados. Nesse, desafio a qualquer crédulo a me mostrar um milagre nessa esfera. Não se pode de forma alguma realizar esse feito, sem que haja a morte imediata da pessoa. Não existem chances mínimas de sobrevivência nesse caso, as chances são totalmente nulas, logo, impossível.
Agora vamos à definição do dicionário. Bom, a definição do dicionário, infelizmente cai nas duas definições citadas acima. Ao atribuir o ocorrido a um ato divino, a pessoa não sabe realmente se foi um ato divino, ela apenas se usa de sua fé para atribuir e, ao mesmo tempo que ocorre um evento com chances mínimas de acontecimento. Ora, um evento extraordinário, fora do comum, é algo difícil de acontecer que foge do cotidiano, mas, ainda assim não é impossível! Então é desonesto tentar afirmar que foi algo divino somente porque você acha que foi, visto que não tens evidências que realmente comprovem que houve uma intervenção de cunho sobrenatural no evento descrito.
Conclusão: Milagres, por definição, não existem.

2 comentários:

  1. Muito bom o texto.gostei muito da parte do desafio sobre provar que milagres existem no vacuo.

    ResponderExcluir