sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Não, águias não roubam bebês em parques



Estudantes de animação admitem ter forjado vídeo em que uma águia tenta raptar bebê em um parque.
Não, águias não roubam bebês em parques 
(Fonte da imagem: Reprodução/La Presse)
Antes que você resolva adicionar “seguro contra águias” à sua apólice, aí vai um aviso: aquela famigerada águia-real não tentou raptar um bebê. Na verdade, após tomar Twitter e Facebook — acumulando ainda quase 17 milhões de visualizações no YouTube desde o último dia 18 —, três estudantes canadenses vieram a público para admitir o embuste: tanto a ave quanto a criança foram forjadas digitalmente.
Normand Archambault, Loïc Mireault, e Félix Marquis-Poulin admitiram ter criado a montagem em que um bebê parece ser raptado por uma águia como parte de um workshop sobre simulação da Centre NAD (Centro Nacional de Animação e Design, localizado em Montreal, Canadá). “Tanto a águia quanto a criança foram criadas como animações tridimensionais”, admitiu a escola ao site La Presse. “Elas foram integradas ao vídeo posteriormente.”

Embora tenha acumulado milhões de visualizações, a autenticidade do vídeo foi questionada desde o início. Além de questões relacionadas à verossimilhança da coisa toda, havia ainda quem questionasse até mesmo a espécie da águia — que poderia ser uma águia-imperial-oriental, em vez de uma águia-real.

Faltou ética à brincadeira?

O trio responsável por um dos últimos virais do YouTube é, na verdade, já um tanto experiente na arte do embuste digital. Em 2011, Archambault, Mireault e Marquis-Poulin publicaram um vídeo em que, supostamente, um pinguim tentava escapar do zoológico de Montreal (Canadá).
No que se refere ao rapto no parque, entretanto, há quem considere a atitude dos três temerária. Isso porque em nenhum momento os autores deixaram claro que se tratava ali de uma manipulação digital — o que certamente deve ter preocupado muita gente. Serão os herdeiros de Orson Welles e sua “A Guerra dos Mundos” radiodifundida?

Fonte: La Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário