quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Melhor do Ano: 10 melhores momentos da internet em 2012



2. Youtube e além
Desde sempre vimos músicas virando hit no Youtube, virando meme, todo mundo compartilhando e ouvindo. Mas nada comparado a 2012. Começando com Para Nossa Alegria, passando por Nissim Ourfali e chegando em Gangnam Style, a música-chiclete nascida noYoutube saiu do computador pra tocar nas rádios, iPods, festas e shows. Mesmo quem não vive embrenhado nas redes sociais ouviu essas canções destruidoras de produtividade por aí e cantarolou sem querer pelo menos uma vez.

3. Humor no Facebook
Quais páginas do Facebook você curtia em 2011? Bandas, marcas, revistas, livros… Talvez uma ou outra de humor. Em 2012, de repente, ñ + q d repente, o humor tomou conta e o que antes só víamos no 9gag, 4chan e sites do tipo, agora aparece todo dia na nossa timeline.
A popular Dilma Bolada, a polêmica Gina Indelicada, o gênio do kkkismo Alfredo, o inovador Site dos Menes… Bastante coisa boa (e ruim) nos fez rir no Facebook em 2012.
Quais são as suas páginas favoritas? Conte-nos nos comentários.

4. kkkismo ou 9limgua
vose conhece algem q escrev asim? aff parese coisa d orcut gente q escreve errado e tals mas eh 1 manera d escreve q veio p/ fik na interet essa linguage ja foi criticada =/ q ia matá o ptguês a gramatica e tudo q ha d + sagrado na lit ratura pessoas era xingada por screvê acim. agora virou 1 jeito d ironisar fase rir e m,uito mais. não eh apenas motivo d vergonha. as profunda analize do magno da adidas não mim dexa minti. mto menos as imaje daoravida corintiasmilgrau alfredo zueras mil e mtos mais boa noite

5. Humor de qualidade na internet
Para aqueles que falam que o caos e a liberdade da internet só podem produzir conteúdo audiovisual de má qualidade em comparação com a televisão, temos mais uma resposta: Porta dos Fundos. O grupo que faz vídeos de humor para o Youtube virou assunto entre as mais diversas rodas de conversa do país todo e já até levou prêmio pra casa: foi o escolhido pela Associação Paulista dos Críticos de Artes na categoria de Melhor Programa de Humor. Mesmo com palavreado de assustar os mais educados e piadas com temas polêmicos, os roteiros não são considerados ofensivos e fazem adolescentes e seus pais rirem da mesma forma.

6. Instragranis et circenses
O Instagram foi moda entre hipsters aqueles que podiam pagar um iPhone em época de lançamento. Era um lugar de filtros Lomo, camisas xadrez e canecas de café. Mas depois dos produtos da Apple se tornarem um pouco mais acessíveis e uma versão do aplicativo ser criada para Android, a rede entrou pra lista de obrigações do internauta comum. E então, para a tristeza dos firsts, todo mundo passou a usar. Canecas de café viraram frangos de padaria, camisas xadrez viraram roupas no varal e os filtros sépia-manchados deram lugar ao brilhante com fadinhas na borda. “Orkutizou”, disse algum hipster agora sem rede social. E melhorou.

7. html5
Alguns só ouviram falar, outros já trabalham com a nova linguagem. Mas daqui pra frente, ela vai fazer parte da nossa vida online e offline. As principais vantagens que serão percebidas pelo usuário comum é que o html5 promete simplificar as ações e unificar as maneiras de realizá-las, diminuindo a necessidade de baixar vários plugins, atualizações ou programas diferentes para acessar conteúdos em plataformas diferentes. Isso sem contar a promessa de uma internet mais bonita. Estamos ansiosos.

8. O —> f —> G+
Lembra quando o Google+ foi criado e as pessoas profetizavam que era o fim do Facebook? Muitos criaram sua conta, foram até a nova rede social e… nada. Silêncio. Não tinha gente nem assunto. Logo eles voltaram #xatiados para reclamar em suas timelines do Facebook.
Mas agora sim, a hora chegou e a profecia parece tomar seu rumo. Cada vez mais ouve-se o barulho da rede social do Google. Ainda mais com as duas novas medidas tomadas pela empresa: migrar gradativamente os usuários do Orkut para o G+ e permitir a criação de comunidades. Sim! As comunidades que tanto gostávamos no Orkut estão de volta no G+ e a massa começa a andar na direção da rede plus.

Também citada em outra lista dessa retrospectiva, a página deve ser lembrada como um marco na história da internet – quiçá da cultura pop mundial! Finalmente nossos verdadeiros anseios internéticos foram ouvidos e transformados em realidade. A página possui apenas um texto e um botão: “take me to a useless website, please”. Ao clicar, você será levado a uma – de inúmeras – páginas c-o-m-p-l-e-t-a-m-e-n-t-e inúteis. Talvez leve a um jogo sem objetivo, talvez ao He-Man cantando hits da década de 90, talvez a uma página escrito “PEE!”… Um mundo repleto de possibilidades improdutivas! Nosso muito obrigado a quem criou!

10. É fake!
2012 treinou muita gente num aspecto importante da internet: checar a fonte das informações. Quantas pessoas não compartilharam a morte do ator Roberto Bolaños, o Chaves? Ou o cancelamento do Enem 2012? Ou, mais recentemente, a saída do armário de Chuck Norris?!?! Muitas páginas de jornalismo fake trouxeram o caos de uns (e a risada de outros) espalhando notícias falsas no limiar da credibilidade. Se você não caiu nas pegadinhas do Diário PernambucanoO SensacionalistaG17Diário de Barrelas ou muito outros, ainda cairá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário