sexta-feira, 8 de março de 2013

Conheça a história da ave que, incrivelmente, viveu 18 meses sem ter uma cabeça.

Você já ouviu falar da história do frango sem cabeça?


Certamente você já ouviu falar da lendária mula sem cabeça, não é mesmo? Mas alguma vez você já tinha ouvido falar de Mike, o frango sem cabeça? Pois esse incrível animal existiu de verdade, e inclusive teve sua história contada por publicações de renome, como a revista Time, a Life e até a BBC. E, como se não bastasse, Mike inclusive possui um site oficial!

De acordo com as informações do site, Mike viveu durante quase dois anos — dos quais 18 meses foram sem a cabeça! — na década de 40, na cidade de Fruita, Colorado. O frango pertencia ao casal Clara e Lloyd Olsen e acabou perdendo a “crista” quando foi decapitado para virar ensopado. Mas como é possível que uma ave tenha sobrevivido por tanto tempo sem a cabeça?

Carne de pescoço

Fonte da imagem: Reprodução/TIME
No intuito de preservar a maior parte possível do pescoço de Mike — afinal, há quem goste de carne de pescoço! —, Lloyd realizou o corte bem próximo à base da cabeça. Entretanto, imagine o susto do homem quando, horas depois de ter decapitado o pobre frango, ele encontrou o bichinho dormindo no ninho com a cabeça debaixo da asa!
Como você deve imaginar, o sistema nervoso dos frangos não é lá aquela maravilha evolutiva. Devido ao ângulo com o qual o corte foi feito, por sorte a maior parte do tronco cerebral de Mike foi preservada — nos frangos, a maioria das ações reflexas é controlada justamente por essa região. Além disso, o ouvido esquerdo e a jugular também foram preservados, e um providencial coágulo evitou que Mike sangrasse até a morte.

Corte de mestre

Como o frango obviamente se recusava a morrer, Lloyd decidiu manter a ave viva, usando um conta-gotas para manter Mike bem alimentado e hidratado. Incrivelmente, o frango sem cabeça sobreviveu 18 meses e inclusive ganhou 2,5 quilos de peso. E é claro que a ave milagrosa se tornou uma verdadeira celebridade: as pessoas pagavam 25 centavos de dólar para poder ver Mike com seus próprios olhos.
Na época, o frango sem cabeça viajou por todos os Estados Unidos, sendo apresentado como uma aberração e tendo o “pescoço” assegurado por US$ 10 mil (cerca de R$ 20 mil). No entanto, durante uma de suas turnês, Mike acabou engasgando, finalmente morrendo sufocado com alguma partícula enroscada em seu esôfago.

Um comentário:

  1. Pela cassação de Marco Feliciano. Tirá-lo da CDH não basta! Precisamos mostrar que não queremos este tipo de representante.

    http://www.avaaz.org/po/petition/Cassacao_por_quebra_de_decoro_contra_Marco_Feliciano/

    ResponderExcluir